quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bebês prematuros

Me foi questionado se recém nascidos prematuros, que passam por aquele tratamento com soro e tubos no nariz poderão desenvolver algum trauma no futuro.

Difícil afirmar que sim. Todo prédio para subir, tem que ter uma boa estrutura para sustentá-lo. A estrutura do prédio do ser humano é a infância, que, embora não nos lembremos de quase nada ou nada mesmo, está lá, registrada em nossa mente.
O próprio nascimento já um trauma, e nem por isso as crianças desenvolvem transtornos por causa dele, porque superam o trauma com o amor que recebem. Também o bebê prematuro tem condições de superar aquelas adversidades porque passou, com o amor que receber dos pais. Por isso a importância da presença dos pais na UTI, conversando com eles, acariciando-os, para que se sintam seguros e vençam aquela etapa.
Vocês já devem ter ouvido falar do projeto mãe-canguru, onde as crianças ficam presas ao colo da mãe para se sentirem seguras, aquecidas e ouvirem as batidas do coração da mamãe, que é algo que elas já conhecem e as deixa calmas e seguras. Os prematuros se desenvolvem muito melhor desta forma.
Há uma estória verídica que me foi contada, não me lembro mais por quem, de que uma criança prematura estava muito mal, não reagindo ao tratamento e a mãe, achando que ela ia morrer levou seu irmão mais velho para ver a irmã na UTI. O irmão mais velho, com cerca de 6, 7 anos, pegou a mãozinha da irmã pela incubadora, conversou com ela, dizendo que queria vê-la em casa e cantou para ela durante algum tempo. Se despediu dela e saiu com o pai, enquanto a mãe permaneceu na UTI. Naquela tarde mesmo a criança teve uma melhora, vindo a reagir ao tratamento e se curando logo depois. É o poder do amor, do carinho que foi sentido por aquele bebê e que o fez reagir, querer viver. Então, pode haver o trauma? sim, mas também pode não ter. Vai depender de como aquele bebê vai reagir no futuro.

Acidente grave na infância

Quem sofre acidente muito grave na 1a. infância pode ter problema em adulto?

A resposta é: pode sim, dependendo de vários fatores. Primeiro o tipo de acidente que foi, segundo se a criança ficou hospitalizada sozinha (muitos hospitais ainda não aceitam a presença da mãe), quanto tempo ficou hospitalizada;se houve danos físicos sérios, como a família reagiu, enfim, diversos fatores irão contribuir para o trauma.
Toda criança que sofre algum acidente deveria ter um acompanhamento psicológico após o mesmo para poder lidar com a situação traumática e com as consequências físicas, emocionais e psicológicas advindas do evento.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Respondendo perguntas - depressão

Esta página será usada para responder perguntas sobre Psicologia que me são encaminhadas. Uma das primeiras que recebi refere-se à DEPRESSÃO:
- quais os sintomas;
- se pode ser confundida com momentos de angústia;
- e o que dizer a uma pessoa com depressão.

Em primeiro lugar,a depressão é uma doença e como tal, tratável e curável. Seus principais sintomas são: tristeza profunda, muitas vezes sem motivo, falta de ânimo para coisas que antes davam prazer; apatia; sono e apetite alterados - para mais ou para menos - angústia e ansiedade.
Não pode ser confundida com momentos de angústia, porque a angústia, na depressão, é constante e quando temos "momentos de angústia" são momentos que devem ter uma causa definida. Na depressão a angústia não necessariamente tem uma causa definida, muitas vezes as pessoas até verbalizam que têm aquele "aperto no peito" - porque esta é a sensação da angústia - mas não sabem porquê.

O QUE CAUSA A DEPRESSÃO
Muitas podem ser as causas da depressão, mas uma das mais importantes está ligada a perdas: perda de alguém querido, perda de emprego, perda da estabilidade financeira, perda da juventude, perda de beleza por algum acidente ou cirurgia, etc.
Geralmente chamamos estes casos de depressão reativa, ou seja, a depressão vem como uma reação a determinada situação.
Mas uma das causas mais importantes da depressão está ligada à culpa. A pessoa se culpa por algo que fez ou por algo que deixou de fazer, gerando sentimentos negativos que alimentam a depressão.

TRATAMENTO
O tratamento deve ser feito com medicação dada pelo Psiquiatra, uma vez que há um comprometimento orgânico (o organismo não produz o hormonio serotonina, que nos dá a sensação de bem estar) e com Psicoterapia com o Psicólogo. O Psiquiatra vai aliviar os sintomas, mas com o Psicólogo o paciente irá descobrir a causa da depressão para poder curar-se.

O QUE DIZER A UMA PESSOA COM DEPRESSÃO?

Deve-se dizer a ela para procurar ajuda porque tem cura. Que é uma doença como outra qualquer. Como o nosso coração, nosso estômago, nossos rins, nossos pulmões, ou seja, qualquer orgão interno adoece, o cérebro também adoece e merece o mesmo cuidado que qualquer outro órgão.
Vera Schmitz