quinta-feira, 2 de julho de 2009

Respondendo perguntas - depressão

Esta página será usada para responder perguntas sobre Psicologia que me são encaminhadas. Uma das primeiras que recebi refere-se à DEPRESSÃO:
- quais os sintomas;
- se pode ser confundida com momentos de angústia;
- e o que dizer a uma pessoa com depressão.

Em primeiro lugar,a depressão é uma doença e como tal, tratável e curável. Seus principais sintomas são: tristeza profunda, muitas vezes sem motivo, falta de ânimo para coisas que antes davam prazer; apatia; sono e apetite alterados - para mais ou para menos - angústia e ansiedade.
Não pode ser confundida com momentos de angústia, porque a angústia, na depressão, é constante e quando temos "momentos de angústia" são momentos que devem ter uma causa definida. Na depressão a angústia não necessariamente tem uma causa definida, muitas vezes as pessoas até verbalizam que têm aquele "aperto no peito" - porque esta é a sensação da angústia - mas não sabem porquê.

O QUE CAUSA A DEPRESSÃO
Muitas podem ser as causas da depressão, mas uma das mais importantes está ligada a perdas: perda de alguém querido, perda de emprego, perda da estabilidade financeira, perda da juventude, perda de beleza por algum acidente ou cirurgia, etc.
Geralmente chamamos estes casos de depressão reativa, ou seja, a depressão vem como uma reação a determinada situação.
Mas uma das causas mais importantes da depressão está ligada à culpa. A pessoa se culpa por algo que fez ou por algo que deixou de fazer, gerando sentimentos negativos que alimentam a depressão.

TRATAMENTO
O tratamento deve ser feito com medicação dada pelo Psiquiatra, uma vez que há um comprometimento orgânico (o organismo não produz o hormonio serotonina, que nos dá a sensação de bem estar) e com Psicoterapia com o Psicólogo. O Psiquiatra vai aliviar os sintomas, mas com o Psicólogo o paciente irá descobrir a causa da depressão para poder curar-se.

O QUE DIZER A UMA PESSOA COM DEPRESSÃO?

Deve-se dizer a ela para procurar ajuda porque tem cura. Que é uma doença como outra qualquer. Como o nosso coração, nosso estômago, nossos rins, nossos pulmões, ou seja, qualquer orgão interno adoece, o cérebro também adoece e merece o mesmo cuidado que qualquer outro órgão.
Vera Schmitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário