terça-feira, 30 de junho de 2009

TDAH - Transtorno de déficit de atenção

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de origem genética, que tem início na infância e persiste por toda a vida, comprometendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida.
Se caracteriza por 3 grupos de alterações:
hiperatividade
impulsividade
desatenção

O termo hiperatividade está incluído neste transtorno, mas nem sempre está presente em crianças com TDA, e sua denominação seria mais correta se fosse "síndrome de inconstância da atenção" uma vez que é a inconstância da atenção que compromete o rendimento da criança.
A Medicina já descreveu este transtorno com outras denominações como: síndrome da criança hiperativa, lesão cerebral mínima, transtorno hipercinético, transtorno primário de atenção e hiperatividade (síndrome = conjunto de sinais e sintomas que definem uma doença).

HIPERATIVIDADE
É o aumento da atividade motora. A pessoa hiperativa é inquieta e está constantemente em movimento. Quando se trata de uma criança, os professores a descrevem como uma criança que não pára no lugar, mexe com todos os colegas, fala muito, parece que é "elétrica", como se tivesse um motorzinho ligado o tempo todo; bate os pés, mexe com as mãos e muitas vezes adormece na carteira escolar. É difícil se interessar por uma brincadeira em que tenha que ficar quieta, pois geralmente está correndo e subindo nas coisas. A hiperatividade a impede de simplesmente sentar para comer ou para assistir a um programa de TV.

IMPULSIVIDADE
É a deficiência no controle dos impulsos. Impulso é a resposta automática a um estímulo. Por exemplo, se alguém pisa no nosso pé, a gente grita sem mesmo saber o que aconteceu.
Uma criança pequena é um bom exemplo de impulsividade, porque a criança nessa fase não desenvolveu nenhum controle dos seus impulsos. É como se ela não tivesse um freio e somente à medida que vai crescendo, a educação vai lhe dando este freio interno, através de um processo de inibição da resposta imediata.
No TDAH as reações tendem a ser imediatas, sem reflexão. Se a criança leva um tapa ela reage agressivamente, imediatamente. A "marca registrada"da impulsividade é a impaciência, a dificuldade de esperar. Nas brincadeiras não consegue esperar sua vez; nunca obedece filas; não lê uma pergunta até o final e já vai respondendo e costuma se intrometer nas conversas dos outros. Um aspecto importante a ser frisado é que as meninas teem menos sintomas de hiperatividade-impulsividade que os meninos, embora sejam igualmente desatentas.

NOS ADULTOS
As pessoas impulsivas têm reações súbitas, sem pensar e no trânsito podem ser perigosas, pois são imprudentes e com isso cometem mais infrações, pois não conseguem esperar, ultrapassam perigosamente, avançam sinais, querem sempre chegar rápido e por isso correm mais.
Podem comer por impulso, comprar por impulso, tomar decisões por impulso e depois se arrependerem, quando refletirem no assunto. Crianças e adultos impulsivos costumam ter reações explosivas súbitas, dizem o que vem à cabeça, mas esta reação passa logo, elas se arrependem e tratam a outra pessoa como se não tivesse acontecido nada. Já uma pessoa sem TDAH tem uma reação de raiva e o ressentimento pode durar horas e até dias. Na TDAH esta reação é passageira.

DESATENÇÃO
A falha de atenção pode se apresentar de diversas formas: a pessoa não consegue manter a concentação por muito tempo; numa conversa é capaz de perder o fio da meada; na hora da prova esquece tudo que estudou - dá um branco. A mente da pessoa com TDAH parece que não tem um filtro e por isso qualquer estímulo é capaz de desviar sua atenção; numa sala de aula um simples ruído tira a atenção da criança; não é capaz de dar um recado , simplesmente por não se lembrar. Sua memória está conservada, ela só não consegue lembrar do momento de fazê-lo.
Geralmente as pessoas com TDAH são desorganizadas, graças a sua falha de atenção e à hiperatividade e com isso perde objetos com frequencia ou não lembra onde os colocou.

O TDAH também pode se apresentar sem sinais de hiperatividade e nestes casos a criança é quieta, calada, introvertida, muitas vezes obediente, mas vive desatenta, não se concentra no que faz e por vezes é considerada, erroneamente, como pouco inteligente, sem aptidão para os estudos ou mesmo preguiçosa.

TRATAMENTO
O tratamento é feito com medicação, dada pelo Neurologista, e sessões de psicoterapia onde a criança aprende a se organizar, concentrar-se naquilo que faz e entender o que se passa com ela. A melhora é bastante acentuada, embora não tenha cura definitiva.

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