terça-feira, 30 de junho de 2009

Psicoterapia infantil - quando procurar?

A psicoterapia para crianças deve acontecer quando os pais percebem que seu filho vem apresentando questões, dificuldades ou comportamentos que ultrapassam suas possibilidades de solucionar ou mesmo lidar com elas. Sempre haverá sinais que serão percebidos pelos pais: um comportamento mais retraído ou mais agressivo; dificuldades de aprendizagem; desinteresse por coisas que gostava antes; dificuldade de se relacionar com os amiguinhos; sono ou apetites alterados...
É muito comum as dificuldades emocionais serem percebidas pela escola, pois este é o espaço social onde a criança passa grande parte do seu dia. E é muito importante que os pais tenham uma relação positiva e de confiança com a escola, mantendo os canais de comunicação abertos para que as partes conversem e troquem informações, pois o maior benefício será da criança.
A psicoterapia se desenvolverá através da ludoterapia, ou seja, pelo brincar, pois é pelo brincar que a criança se comunica e expressa seus sentimentos, situações que a incomodam, já que ainda é pequena para verbalizar suas dificuldades como os adultos. Por exemplo: uma criança que faz xixi na cama numa idade onde já deveria controlar (a partir de 3/4 anos)ou rói unhas, está demonstrando um nível de ansiedade por algo que está acontecendo a sua volta e que ela não está conseguindo lidar ou muitas vezes entender, como a briga ou separação dos pais, o nascimento de um irmão, mudança da família para outro bairro ou estado. Na ludoterapia a criança vai expressar este medo que a assola e poderá entender o que se passa, diminuindo a ansiedade e extinguindo os sintomas.
Não devemos temer procurar ajuda, pois quanto mais resistimos, mais alongamos o problema e sua consequente solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário